Nossa Carga tributária interfere em nossa competitividade?
Essa é uma pergunta difícil de responder uma vez que vemos muitos países desenvolvidos com incidência de impostos maiores e menores que a do Brasil.
O fato é, quanto dessa medida constatada pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) e Impostômetro e divulgado pelo Uol Economia ( http://economia.uol.com.br/infograficos/2012/05/28/confira-o-peso-dos-impostos-no-brasil.jhtm) é verdadeira.
Se pensarmos que pagamos Impostos e planos de saúde, impostos e pedágios, impostos e seguros para nossos veículos, impostos e previdência privada… mais impostos e impostos, entendo que estamos pagando duas vezes então o valor real no bolso dos trabalhadores é muito maior que o medido pelo IBPT e nos coloca entre as primeiras posições do globo.
A consciência de todos sobre o fato deve nos trazer a uma consciência sobre o poder do voto e principalmente sobre a forma como participamos e cobramos politicamente. Dessa forma fica o convite: Estude em quem vai votar, vote por competência e não por popularidade.
Mude, Participe
Resumo da reportagem exibida no Uol Economia no nosso link
http://www.inovacao.com/wp-content/uploads/Brasileiro-trabalha-até-hoje-só-para-pagar-impostos.pdf